ESQUECEU SUA SENHA?

*

Os símbolos da Páscoa

A Páscoa é uma celebração religiosa recheada de símbolos e sabores. Cada religião celebra a data a seu modo, assim como cada uma delas cultua um determinado símbolo.

 

Os ramos de palmeira
A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que remete à entrada de Jesus em Jerusalém. Na época, as pessoas cobriam a estrada com folhas de palmeira, para comemorar a chegada de Jesus. Atualmente, as folhas são usadas na decoração das Igrejas durante as celebrações da Semana Santa como “boas-vindas à Cristo”.

 

Cordeiro
Este é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento. Para os cristãos o cordeiro é Jesus, Cordeiro de Deus, sacrificado na cruz.

 

Círio Pascal
O Círio Pascal é uma grande vela, decorada com as letras gregas Alfa e Ômega (“início” e “fim”). A vela é usada durante as missas da Semana Santa. A chama é acesa no Sábado de Aleluia e sua luz representa a Ressurreição de Cristo.

 

Peixe
O peixe é um símbolo de vida, usado pelos cristãos, apóstolos pescadores.
Faz parte do ritual da Semana Santa comer peixe na Sexta Feira Santa, para lembrar o ritual dos 40 dias de jejum de carne, tradicção seguida pelos cristãos durante a Quaresma.

 

Ovos de Páscoa
Representam o nascimento e a vida. Presentear com ovos era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo. Para comemorar o início da primavera e a época de plantio, os ovos eram cozidos, pintados e trocados como presentes.

 

Coelho de Páscoa
O coelho de Páscoa tornou-se o símbolo da fertilidade devido a particularidade deste animal de se reproduzir em grandes ninhadas. Vários povos da antiguidade já consideravam o coelho como símbolo da fertilidade, pois com a chegada da primavera, eram os primeiros animais a saírem de suas tocas.
Com o passar dos tempos, os coelhinhos de chocolate entraram para os costumes das festividades da Páscoa. Assim como os ovos de chocolate, os coelhinhos viraram tradição de presente no Domingo de Páscoa.

 

 

Independente de religião ou crença, nós da Escola Mundo Mágico desejamos a todos uma semana recheada de muito amor e muita paz e um excelente feriado!

Acesse aqui a nossa galeria de fotos e confira as atividades dos nossos alunos em celebração à essa data!

A magia da infância ultrapassando os limites do saber... 
Topo