ESQUECEU SUA SENHA?

*

Enquanto isso no Berçário... ZzZzZzZzZz

 

A rotina dos bebês no Berçário é repleta de atividades que estimulam e oferecem experiências de aprendizagem ao seu filho. Todos esses estímulos irão influenciar diretamente no desenvolvimento dele. Porém, mais importante que todos os estímulos, é a hora do sono! E hoje, nossa escolha foi este tema para tratar...

 

O sono é fundamental e realmente deve fazer parte da rotina do seu filho, pois em todas as outras atividades ele está sendo estimulado e aprendendo com tantas informações. É também nesse momento de descanso, que o cérebro da criança trabalha, selecionando memórias e ajudando no desenvolvimento físico e emocional.

 

 
Por isso, a hora do sono precisa ser planejada e bem organizada. Os bebês precisam de condições favoráveis para de fato descansarem. Como o bebê passa por esse processo tanto na escola, quanto em casa, é fundamental que a escola respeite os hábitos da criança, sem exigir horários rígidos para a soneca, mas também estar atento caso a criança não durma (neste caso, a escola tem papel fundamental no estímulo à rotina e pode ajudar muito os pais, neste momento de ajustes do sono).

 

De fato, a instituição não terá como oferecer a cada bebê as mesmas condições de sono que este tem em casa, mas há um grande esforço por parte da escola, em proporcionar um momento de descanso natural, para que a criança se sinta confortável e segura naquele ambiente.

 

Uma sala reservada para o sono, com ambiente tranquilo e pouca iluminação, berços ou colchonetes oferecem segurança, tudo isso faz parte do processo de dormir. Há ainda algumas crianças que precisam de atenção especial nesse momento, pois é quando elas se lembram dos pais e às vezes chegam a chorar pedindo pela presença de um familiar, isso acontece porque a hora do sono é um momento muito íntimo e é natural que elas associem esse momento à presença dos pais. Ela precisa se sentir segura e protegida.

 

Há ainda aquelas crianças que tem mais necessidade de sono que outras, mesmo estando na mesma faixa etária. Isso implica sensibilidade e atenção das berçaristas.

 

E o papel das berçaristas não pára por aí. Além de darem atenção, carinho e afeto aos bebês, elas precisam estar atentas à rotina do sono, da alimentação, fralda, banho e principalmente saúde! Ficar atentas aos sinais que os bebês dão de que algo não está bem (se o bebê não está interagindo como normalmente faz, se não está comendo como normalmente come e principalmente se o bebê está febril por exemplo). Em relação à hora do sono, são elas que cuidam para que ele esteja na posição correta e são elas que velam por todo o período, garantindo que nada de errado ocorra nesse processo.

 

Até mesmo o apetite do seu filho pode sofrer alterações quando ele está com o sono atrasado ou fora da sua rotina. Também é comum notarmos que os pequenos ficam irritados, parece que nenhuma posição está confortável o bastante e por mais que você tente distraí-lo, tudo parece em vão.

 

A hora do sono dos bebês faz parte do planejamento pedagógico do berçário! Educação Infantil é acima de tudo respeito ao ritmo biológico do seu filho, priorizando a qualidade de vida no momento que ele está conosco.

 

 

Conheça nosso berçário

 

A magia da infância ultrapassando os limites do saber... 
Topo