ESQUECEU SUA SENHA?

*

Pratos Lúdicos! Torne a refeição do seu filho visualmente atraente

A, ok ok, nós sabemos que não é fácil alimentar os pequenos. Muito se fala em alimentação saudável, preocupação com a obesidade infantil, mitos e verdades sobre certos alimentos, enfim, títulos para esse post realmente não faltariam. Difícil mesmo é achar alguma maneira de fazer a criança comer [pra valer] frutas, legumes e verduras. Pois hoje daremos uma dica para um prato muito especial!

 

Há quem acredite que a alimentação começa no útero. Se a mãe tiver uma gestação com alimentação saudável, então o bebê irá “herdar” essa facilidade de comer “de tudo”. Sendo verdade ou não, nem sempre isso é real. Existem também aquelas “piores” fases, onde parece que nada agrada ao seu filho e tudo [tudo mesmo] que você faz, ele simplesmente ignora e aponta o armário das bolachas...

 

Primeiro, estamos aqui pra te dizer, não se culpe! Você não está sozinha. Segundo, que tal pensarmos em opções para mudar essa realidade? Exige um pouco de paciência, mas também pode se tornar algo bem divertido.

 

Vamos então a mais uma proposta de PRATOS LÚDICOS! Perdeu a nossa primeira dica neste tema? Clique aqui e confira!

 

Vale de tudo mamães, desde montar um prato em formato de um bichinho (só não pergunte o favorito do seu filho, porque se ele disser “dinossauro” vai ser difícil! rsrsrs) ou até uma carinha de boneco. Importante aqui, fazermos uma ressalva: atente-se à frequência do uso desses “pratos com carinhas”, porque ele é sim, um ótimo incentivo, porém deve ser utilizado em momentos especiais, do contrário, corre o risco da criança comer somente quando os pratos estiverem decorados... Neste caso, você terá que se tornar um verdadeiro artista para “convencer” seu filho a comer.

 

Mas vamos à prática: hoje iremos fazer um Escondidinho de Palhaço!

 

Purê e carne moída! [delícia]
Prepare um purê de batatas (ou de mandioquinha) de acordo com a receita que mais lhe agradar, reserve. Faça uma receita do seu gosto de carne moída, tempere como preferir. Monte no centro do prato, um pequeno círculo (uma camada de purê embaixo, carne moída por cima e uma última camada de purê, formando o escondidinho de carne).

 

Legumes!
Cozinhe meio Brócolis Ninja no vapor, rale 2 cenouras grandes, corte ao meio 1 tomate cereja e separe algumas ervilhas.

 

Montagem: coloque as cenouras raladas nas laterais, formando o cabelo do palhaço; o brócolis embaixo, caracterizando a gravata; 2 ervilhas servirão de olhos e o tomate cereja cortado será o nariz.

 

Utilize catchup e mostarda para fazer os cílios, boca e o babado da fantasia do palhaço.

 

Para tornar a hora da comida ainda mais lúdica, proponha uma brincadeira ao seu filho... Incentive-o a comer alguma parte específica do boneco, sempre lembrando ele do quanto isso a faz feliz. Coma junto! “Agora é a vez da mamãe comer o cabelo...”

 

E não se frustre se na primeira vez, seu filho comer todo o escondidinho e deixar o brócolis e a cenoura pra trás, faz parte, este é um exercício de paciência e tentativa/erro. Não desista, faça novos pratos, dependendo da idade da criança, incentive-a a montar o próprio prato e assim, aos poucos, você vai tornando a hora de comer mais interessante.

 

A produção do conteúdo deste texto passou pela aprovação da nutricionista Carla Massuia CRN-3: 31.350

 

 

 

Leia Também:

9 dicas para uma lancheira saudável em tempos de crise!

A magia da infância ultrapassando os limites do saber... 
Topo