ESQUECEU SUA SENHA?

*

9 dicas para uma lancheira saudável em tempos de crise!

 

Lancheira saudável é um tema que sempre está em alta. Mães e pais se preocupam sim com o que mandar para a escola, mas a gente também sabe que a realidade pode ser um pouco diferente na hora de montar a lancheira de fato.

 

Em tempo de crise, temos que usar de sabedoria para montar uma lancheira atraente e saudável sem comprometer o orçamento. Os itens para lancheira estão entre os mais caros e as crianças devem participar desta nova organização. Pensando nisso, reunimos 9 dicas para ajudá-los nesse processo:

 

 

1ª dica: DÊ O EXEMPLO
A cultura da boa alimentação vem de casa. É fato, somente quando a gente dá o exemplo aos nossos filhos, é que podemos cobrar deles a ingestão de alimentos saudáveis. Criança que se alimenta bem em casa, vai se alimentar bem na escola.

 

 

2ª dica: COMBINE
Combine três grupos importantes de alimentos na lancheira:
- Os construtores: proteínas como queijos, iogurtes, leite e carnes, caso do atum e o frango, por exemplo;
- Os reguladores: frutas, legumes e verduras;
- Os energéticos: carboidratos, como pães, biscoitos e bolos.

 

 

3ª dica: FUJA DOS INDUSTRIALIZADOS
Fuja de alimentos e bebidas industrializados. Se tiver que apelar para os lanches “industrializados” do mercado, nossa dica é sempre olhar a tabela nutricional e se tem açúcar, sódio e corantes.
Entram aqui os embutidos que são cheios de sódio e conservantes e os “sucos de caixinha”. Melhores os que tem “suco integral” na embalagem e melhor ainda: água!

 

 

4ª dica: SUCOS NATURAIS
O tabu do suco natural...
O problema:
- Eles podem estragar se mal acondicionados...
A solução:
- Lancheiras e garrafas térmicas são caras, mas vale o investimento e já ajudam a solucionar a questão do acondicionamento.

 

O problema:
- Os nutrientes se perdem se o suco não for consumido na mesma hora que é preparado...
A solução:
- Utilize frutas que oxidam mais lentamente: goiaba, acerola, abacaxi e maracujá. Além disso, o suco dessas frutas pode ser congelado, e vão direto do freezer para a lancheira. #FicaDica

 

 

5ª dica: APOSTE NA VARIEDADE
Variedade
Mesmo as crianças que “comem bem” podem se cansar quando o assunto é lanche. Às vezes a gente opta pela banana e maçã pela praticidade, mas os pequenos podem enjoar, por isso nossa indicação neste caso é variar com uva, morango, manga, melão ou melancia picados e colocados em potes vedados. Mixirica também é uma ótima opção. Cheque as frutas da época, assim além de economizar, você oferece maior variedade durante toda a semana.

 

 

6ª dica: FINGER FOODS
Aquelas comidinhas que a criança pega com as mãos, faz sujeira, mas se diverte: tomate cereja, cenoura baby e pepino em tiras são ótimas opções para o verão. Sugerimos ainda que seja acompanhado por um patê feito em casa (use ricota, queijo cottage ou cream-cheese como base do patê e bata no multiprocessor com cenoura, salsinha, atum, uma delícia!).

A criança pega o alimento com as mãos e passa no patê (em casa, mantenha esse patê em um potinho de vidro, tipo aqueles de geléia, assim fica bem conservado).

 

 

7ª dica: BISNAGUINHAS PRA QUE TE QUERO
Procure pãezinhos de mandioca ou de cenoura encontrados na maioria dos supermercados e padarias, para substituir a bisnaguinha tradicional (pelo alto teor de sódio). Se forem feitas com farinha integral, melhor ainda!

Outra excelente dica é mandar Grissini (aqueles palitos crocantes, feitos de pão torrado, que normalmente comemos com patês e antepastos)

 

 

8ª dica: FRUTAS DESIDRATADAS
Frutas desidratadas também valem a pena: uva passa, maçã desidratada, mix de castanhas e cereais também vão bem na lancheira. É prático e faz muito bem!

Bolos são ótimas fontes de carboidratos. Ideal são os “feito em casa”, porque com certeza são mais saudáveis. Pode ser bolo de cenoura, limão, coco, laranja e até de chocolate (utilize cacau em pó no preparo). Evite farinha branca (ela pode ser substituída por farinha integral, aveia ou biomassa de banana verde). O açúcar comum pode ser trocado pelo mascavo.

 

 

9ª dica: IOGURTES
Produtos lácteos são fontes de proteína, mas também estragam com facilidade. Você pode mandar iogurte na lancheira sem correr esse risco. É só deixar o produto no freezer por algumas horas, o suficiente para congelar. Um pouco antes de ir para a escola, retire-o e coloque na lancheira. Até a hora do recreio, ele vai estar descongelado e fresco para o consumo.

 

 

Ainda para driblar a crise, procure montar a lancheira cada vez mais com produtos naturais, de qualidade e que façam parte do dia a dia da criança. Bom apetite!

 

 

 

Leia também:

Pratos Lúdicos! Que tal uma fruta hoje?

 

 

 

A magia da infância ultrapassando os limites do saber... 
Topo