ESQUECEU SUA SENHA?

*

7 de Setembro - Dia da Independência do Brasil

 

O Brasil se tornou independente de Portugal no ano de 1822. Foi proclamada pelo, na época príncipe regente, D. Pedro, que se tornaria imperador D. Pedro I.

 

 

D. Pedro enquanto príncipe, vinha desagradando a elite lusitana por causa de uma serie de reformas politicas que ele vinha promovendo por aqui. A corte portuguesa estava tao descontente com o jovem, que pediu sua volta imediata para Portugal (isso ocorreu no inicio de 1822).

 

 

Porem ele se recusou a voltar, optando por sua permanência definitiva no Brasil no dia 09 de Janeiro (conhecido como o Dia do Fico).
Podem imaginar a indisposição que essa atitude dele criou entre Brasil e Portugal? Foi certamente um período de muitas discussões (e olha que não tinha WhatsApp pra facilitar as coisas!).

 

 

Em setembro, Portugal deu o ultimato ao príncipe: ele deveria voltar para Portugal por ordem da coroa portuguesa. Foi então que, no dia 07 de Setembro, D. Pedro declarou o Brasil como um pais independente (às margens do Rio Ipiranga).

 

 

“Alcançado em 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, dom Pedro proferiu o chamado Grito do Ipiranga, formalizando a Independência do Brasil. Em 1° de dezembro, como apenas 24 anos, o príncipe, regente era coroado Imperador, recebendo o título de dom Pedro I. O Brasil se tornava independente, com a manutenção da forma monárquica de governo. Mais ainda, o novo país teria no trono um rei português. Este último fato criava uma situação estranha, porque uma figura originária da Metrópole assumia o comando do país. Em todo de dom Pedro I e da questão de sua permanência no trono muitas disputas iriam ocorrer, nos anos seguintes.”
Fonte: História do Brasil - Boris Fausto

A magia da infância ultrapassando os limites do saber... 
Topo