ESQUECEU SUA SENHA?

*

O "Dia do Brinquedo" na escola

 

O dia do brinquedo é um dia especial na escola!

 

Nesses dias, os amigos aprendem a fazer trocas, a emprestar o seu brinquedo e às vezes fazer o mais difícil: pedir emprestado o brinquedo do amigo.

 

 

Há crianças que demonstram muita dificuldade nestas duas situações. A intervenção do professor nem sempre é bem recebida por um ou outro. Então nesta hora, esgotadas as sugestões e tentativas de resolver o problema, a melhor atitude do adulto é ficar por perto e as crianças terminam resolvendo entre si.

 

 

O professor também exercitará muito a observação do aspecto emocional dos seus alunos, nas diferentes situações que forem surgindo. O afeto, a parceria, o ciúme, a identificação não só com o amigo como também com o brinquedo do amigo darão muitas informações sobre o nosso aluno. As diferenças entre eles, a maneira como cada um brinca, cuida ou faz do brinquedo um elemento de discórdia ou não, também são elementos preciosos.

 

 

É fundamental que todas as nossas atitudes, sejam de fazer desse dia um dia prazeroso, de descobertas e de relações alegres entre aluno e aluno, professor e aluno e os brinquedos. Não devemos esquecer que quando a criança traz um brinquedo de casa, traz também “um pedacinho” da sua casa!! Natural não querer dividir, a princípio.

 

 

Logo a criança vai descobrir que poderá repartir e emprestar e no final do dia voltará para casa com o seu brinquedo e bem mais feliz: paciência é a palavra.

 

 

À medida que vão exercitando “o emprestar” e ficando mais velhos, esse dia será mais tranquilo.

 

 

Conheça toda a magia da nossa escola

A magia da infância ultrapassando os limites do saber... 
Topo